Reações Vacinais!

Orientações sobre EFEITOS ADVERSOS RELACIONADOS ÀS VACINAS.

  • Como qualquer outro medicamento, as vacinas podem provocar efeitos colaterais, dos quais alguns podem precisar de atendimento médico.
  • Caso ocorra algumas destas manifestações, procure atendimento médico imediato: Dificuldade em respirar ou engolir; erupção na pele (urticária); coceira principalmente na sola dos pés e palma das mãos; vermelhidão difusa na pele; inchaço nos olhos, no rosto ou na parte interna do nariz; cansaço ou fraqueza repentinos e muito intensos (queda da pressão arterial).
  • Também procure o médico imediatamente se ocorrerem convulsões; confusão mental; perda da consciência; choro persistente (por 3 horas ou mais); febre alta (temperatura maior que 39°C), irritabilidade acentuada, sonolência incomum ou vômitos persistentes.
  • Entre os efeitos colaterais menos graves que normalmente não necessitam de atendimento médico, destacam-se: febre baixa, enduração e/ou vermelhidão na pele no local da vacina; aumento da sensibilidade; inchaço e/ou dor no local da injeção. Estes efeitos adversos costumam surgir nas primeiras 48 horas após a aplicação e são os que mais comumente ocorrem.
  • Para medicar a febre indica-se paracetamol 01 gota por kilo de peso (máximo de 30 gotas) 6/6 horas, e nas reações locais aconselha-se usar reparil-gel ou hirudoid 3 a 4 vezes ao dia massageando suavemente. Compressas frias também são úteis.

 

Por que devo vacinar meu filho?
O seu filho necessita de vacinas para se proteger contra diversas doenças contagiosas da infância. Doenças como: coqueluche, hepatites, sarampo, catapora, meningites, tuberculose, entre outras que podem ser prevenidas. Atenção papai e mamãe!!! Sem a vacinação nas épocas apropriadas, o seu filho pode estar exposto a doenças graves, e às vezes fatais.

O que pode acontecer se o meu filho não for vacinado?
Sem a vacinação seu filho pode adquirir doenças que causam sintomas agudos diversos e, ainda pode evoluir com sequelas a longo prazo. Algumas doenças podem levar à surdez, cegueira, paralisia, entre outras.

As vacinas realmente funcionam?
Sim, se seu filho receber a vacina correta no momento indicado, as chances de adquirir algumas dessas doenças é muito menor

Quando meu filho deve ser vacinado?
Muitos pais acreditam que as crianças não precisam ser vacinadas até que entrem na escola. ISSO NÃO É VERDADE!!! As vacinas devem ser iniciadas quando os bebês ainda são bem pequenos, recebendo a maior parte das vacinas durante os primeiros dois anos de vida, iniciando ao nascimento. As crianças que estão com as vacinas atrasadas, devem recebê-las o mais rapidamente possível. As crianças maiores e adolescentes, também necessitam de vacinas. Vocês podem se guiar pelo calendário de vacinação ou se informarem com o seu pediatra. Lembre-se que a melhor forma de assegurar uma vacinação completa, é passar regularmente em consulta com o seu pediatra.

A vacinação é segura?
Reações às vacinas podem ocorrer mas são geralmente leves. As reações graves, são muito raras, mas podem ocorrer. Lembre-se: Os riscos da doença são maiores que os riscos de uma reação grave à vacina.

A vacinação é dolorosa?
A maior parte das vacinas é injetável e pode doer um pouco, também pode acontecer um inchaço no local da injeção. Entretanto, a proteção conferida, vale algumas lágrimas. Se a sua criança for grande o suficiente para entender, tente explicar o que vai acontecer antes da injeção..

O adulto necessita ser vacinado?
Sim. Algumas vacinas iniciadas na infância tem suas doses de reforço indicadas na idade adulta. Outras vacinas são indicadas para pacientes idosos. E ainda, se o adulto não tiver recebido alguma vacina, nunca é tarde para colocar seu esquema de vacinação em dia.

O que pode acontecer se o adulto não for vacinado?
Sem a prevenção conferida pelas vacinas, o adulto está exposto a uma série de doenças como as hepatites, gripes, pneumonia pneumocócica, tétano,entre outras. Algumas dessas doenças podem ter uma evolução desfavorável e até fatal.

Quais são as vacinas indicadas para o adulto?
Tétano – A vacina Anti-Tetânica confere uma proteção de 10 anos. Portanto, as doses de reforço devem ser feitas nesse intervalo. DT Adulto – Vacina para proteção contra difteria e tétano. Rubéola – A vacina para proteção contra rubéola está indicada para as mulheres que desejam engravidar, e que não desenvolveram a doença durante a infância, ou não foram imunizadas Gripe – Assim como a criança, o adulto está exposto à epidemias anuais causadas pelo vírus influenzae. Hepatite A – Vacina de proteção contra o vírus da Hepatite A que causa doença no fígado. Hepatite B – Vacina de proteção contra o vírus da Hepatite B que causa graves doenças no fígado. Pneumococo – A vacina anti-penumocócica confere proteção contra 23 tipos de pneumococos que é um importante agente causador de pneumonia.

Quando devo iniciar as vacinas?
O mais precocemente possível, para garantir sua proteção contra diversas doenças.

A vacinação é segura?
Reações às vacinas podem ocorrer mas são geralmente leves. As reações graves, são muito raras, mas podem ocorrer. Lembre-se: Os riscos da doença são maiores que os riscos de uma reação grave à vacina.

A quem devo pedir informações sobre as vacinas para adultos?
Em caso de dúvidas você pode consultar seu médico, ou pode entrar em contato com a IMUNOBABY que dispõe de médicos infectologistas especializados em imunizações, durante todo o período de funcionamento da clínica, de 2ª a 6ª feira das 8:00 h as 19:00 h, sábado das 8:00 h as 14:00 h.